sábado, 15 de janeiro de 2011

A compra das madeiras

Com o projeto definido, passamos a procurar os compensados navais, pelo projeto são utilizadas 6 folhas de compensado naval.
Mas há um porém, o projeto é em unidades do sistema americano, com aquele monte de pés, polegadas e suas frações. Com isso as folhas de compensado de lá, são de dimensões diferentes das nossas, um pouco mais estreitas e longas. Estamos torcendo para que o projeto caiba nas folhas aqui vendidas.

Encontramos em nosso mercado duas qualidades de compensado naval 4mm, a de virola, e a de cedrinho. O primeiro é de qualidade e aparência inferior, prestando muito a acabamentos e detalhes que não ficam expostos, nem têm grande exigência técnica. Já o compensado de cedrinho têm boa aparência, e é um tanto mais resistente, por isso optamos por esse.

Infelizmente apesar de termos uma grande variedade de madeiras, pouquíssimas são processadas para virar material de boa qualidade, e não conseguimos de jeito nenhum, encontrar material com certificação internacional de qualidade para uso náutico. Provavelmente nem há a exigência do mercado para isso.

Então partimos para uma loja local, que tinha em estoque as placas. De cerca de 20 placas analisadas, encontramos apenas 2 realmente sem defeitos grosseiros, as outras 4 que necessitávamos tivemos que aceitar defeitos, muitas vezes grosseiros, como falta de preenchimento, ou falhas na lâmina externa preenchida com massa, como ilustrado nas fotos abaixo.


Madeiras com bordas manchadas por algum líquido


Falhas grosseiras na folha são preenchidas com massa.


Folhas de diferentes tons, montam uma chapa de compensado, zero uniformidade...


Folha com um defeito, uma espécie de rachadura na superfície.


O tamanho das falhas preenchidas.

A camada do meio às vezes é falhada também (muitas vezes).

Um comentário:

  1. Nicolas, bastante ilustrativo este post. Estou construindo um Catamaram e tive que ficar cerca de duas horas e meia num depósito enorme de uma madeireira para encontrar 25 chapas de compensado naval de virola sem defeitos. Como recebo muitas perguntas sobre o compensado que estou utilizando, e muitos mitos ainda pululam pela net em relação aos compensados para serem usados no sistema WEST, resolvi escrever um post sobre compensado, para desmistificar um pouco o tema, e com uma linguagem bem coloquial, mesmo porque não sou nenhum técnico, apenas fiz uma disertativa baseada na minha experência.
    Como não tenho mais amostras do compensado com falhas, gostaria de lhe pedir a permissão de poder usar uma foto sua para ilustrar o texto. Se voce permitir, me mande um e.mail para esmelenita@gmail.com
    Abraço,
    Marcos
    http://policat-marcosvela.blogspot.com

    ResponderExcluir